Compartilhando as coisas boas da vida

Heloise Martins

sábado, 3 de janeiro de 2009

Pablo Picasso

Dois anos atrás eu li o livro do Picasso da editora Taschen e fiz um resumo, muito interessante a vida desse artista, a começar pelo seu nome:

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso.

Nasce em Málaga, Espanha em 1881 e morre em 1973. Iniciou suas aulas de arte aos cinco anos e sua família guardou praticamente todas as obras de infância e juventude, somando um total de 2200 obras.

Período azul:

A Vida, Picasso

É uma fase de síntese após um período de análise em que copiou os grandes pintores. Pinta prostitutas, mendigos, embriagados dos cafés e botequins de Paris (seu ambiente inicial era Barcelona) Usa um número restrito de motivos: homens e mulheres à mesa sós ou aos pares, refeições, figuras agachadas junto ao chão, sentadas, personagens que apóiam a cabeça nas mãos ou cujos braços enlaçam o próprio corpo. Usa o claro-escuro (influência de El Greco) A fase azul está lidada a ambientes tristes, eróticos, dor, sofrimento. Obra mais importante desse período: “A Vida”

Período rosa:

A Família de Saltimbancos

Deslocamento do seu centro de interesse. Começa a explorar a beleza e as cores vibrantes das roupas dos arlequins. Inicia com a obra “Mulher com a Gralha” Se relaciona com a vanguarda literária de Paris ( Apollinaire, por exemplo) Realiza obras eróticas Quadro mais importante da fase: “A Família de Saltimbancos” que foi precedido de alguns

estudos. Com as representações das fases rosa e azul Picasso se opunha à arte oficial e às convenções.

O cubismo, 1906 a 1915: Inicia experiências formais, compreende a figura humana a partir do volume plástico que é reduzido a blocos. Estilização

Em 1907 pinta, “As Meninas de Avinhão”, após nove meses e 809 estudos (maior número de estudos na história da arte). Lançou mão da monocromia e do contraste. Cria zonas perfeitamente abstratas por meio de tracejados, de camadas lisas de cor ou de modulações, mas não renuncia à representação figurativa.

A obra é uma síntese entre a recusa da norma e a sua aplicação. O primeiro estudo retratava uma casa de prostituição da Rua de Avinhão em Barcelona. Picasso retirou os detalhes que evocavam o local. A pintura perde sua função imitativa e se liberta da prisão ao modelo. Tendência a uma concepção abstrata do objeto pictórico. Cubismo analítico: o tema da representação é, de certa forma, desmontado e analisado. O nome “cubismo” surgiu quando Matisse, júri do Salão de Outono, disse ao crítico de arte Louis Vauxcelles que tais pinturas eram constituídas por numerosos cubos pequenos no momento em que Braque tenta expor no Salão de Outono e não consegue . Braque expõe na Galeria Kahnweiler em 1907, e logo após estabelece com Picasso uma intensa relação artística. Chegam à abstração pura em 1910.

Em pintura, a beleza e o sentido estético não estão necessariamente ligados à ilusão figurativa.

Braque: mais trabalhador, lento e cuidadoso, pinturas sutis Picasso: saltos entre diferentes formas, abrupto, inconstante

A carreira de Picasso, até sua penetração decisiva no cubismo, também foi um produto do mercado da arte e das suas especulações. Mas os conhecedores de arte já sabiam que algo novo estava por vir. Em 1907, Vollard comprou todas as obras de Picasso por 2500 francos.

Em Paris, Braque e Picasso fizeram um contrato com o alemão negociante de quadros D. H. Kahnweiler, que

comprava as obras a preço fixo. Picasso nunca expôs num salão parisiense. Picasso inventou um novo gênero com a obra “Natureza Morta com Cadeira Empalhada”: a colagem.

Princípio fundamental do cubismo: combinação de formas figurativas e não figurativas.

Picasso cria a técnica assemblagem, que é a colagem aplicada na escultura (escultura do cubismo sintético). Obra: “O Copo de Absinto” feito em seis exemplares.

A partir dos anos vinte, Picasso é considerado como tendo operado a abertura decisiva para a arte moderna.

Entre 1916 e 1936 Picasso inicia com as tendências classicismo e surrealismo simultaneamente à produção de obras cubistas.

1923 - O surrealismo Exerce forte influência em Picasso. O impulso inicial do Surrealismo foi dado por Freud, na psicanálise, Rembaud, Mallarmé, Lautréamont e Apollinaire, na poesia. O objetivo do Surrealismo é tornar ativo o inconsciente e o sonho sob o signo do pensamento psicanalítico, sem ter em conta a ordem causal e científica dos objetos dos sentidos, mas procurando uma valorização ilimitada do irracional.

“Guernica” – a obra mais célebre do séc XX.



Obra encomendada pelo governo para o Pavilhão Espanhol na Exposição Universal de Paris em 1937.

A Espanha estava em guerra civil desde 1937 e um bombardeio na cidade de Guernica y Luno no País Basco levou Picasso a mudar o motivo da obra que, inicialmente, seria uma cena de estúdio sobre a liberdade da arte.
Guernica foi realizada em cinco semanas, com quarenta e cinco estudos além de uma série de fotografias que ilustram os diversos estados do quadro.

Pilares do “estilo Picasso”:
Dissociação cubista
Figuração
Simbologia infantil