Compartilhando as coisas boas da vida

Heloise Martins

domingo, 15 de março de 2009

Criança, a alma do negócio

Link YouTube
Produção e execução: Marcos Nisti
Direção: Estela Renner
Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? De onde vem este desejo constante de consumo? Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. (MSN vídeos)

Ao terminar de ver o vídeo fiquei, no mínimo, preocupada e chocada com a forma que as crianças são bombardeadas pelo o ideal consumista, que acaba por dominar seus desejos e pensamentos de modo automático, ou seja, a criança não sabe o motivo ou a importância de possuir tal objeto,ela apenas o deseja.
O documentário trata também da alimentação, como a TV influencia os hábitos alimentares dos pequenos. Uma das crianças entrevistadas não reconheceu nenhuma das frutas e verduras apresentadas pela entrevistadora, dentre elas mamão, manga, pimentão. Uma outra menina relata que nunca experimentou suco de fruta natural - coisas que hoje eu considero um absurdo, mas parece que para muita gente é normal e até indicativo de status social.

Mandem seus comentários, vamos discutir o assunto e propor formas de abordar esse tema com nossos alunos.

Textos:
A Difícil Arte de Dizer Não aos Filhos.
Crianças sem valores e Limites